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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Poder da Linguagem Corporal no Trabalho A linguagem corporal é muito importante, principalmente no trabalho. Confira algumas dicas do site inc.com, e da revista Enfoque. Vale à pena conferir, aqui no Jornal do Empreendedor. Faça o seu melhor para evitar o “enchimento” de palavras. Evite “uhms”, “você sabe” e ” como” no seu discurso. 7.Não se apresse. Execute uma pré-visualização da “performance” assim você sabe a quantidade certa de material para fazer o melhor uso do seu tempo disponível, e não é forçado a correr para espremer nos pontos importantes. Correndo contra o tempo dá uma impressão de despreparado e desajeitado. 8.Evite risadas, gargalhadas etc. Mantenha os sons das risadas, gargalhadas, etc, no mínimo. “Ninguém quer ver um palhaço a menos, é claro, se você está no circo”, diz Rosenthal. 9. Não revirar os olhos. Você não quer distrair seu público-ou inadvertidamente transmitir desdém com efeitos visuais, como revirar os olhos. Especialmente quando você está respondendo a perguntas, ou comentários, e você não deseja mostrar impaciência. 10. Então, o que devo fazer? Sorria. Levante. Faça o contato visual. Abra os seus braços. Fale alto. Rosenthal da Communispond diz: “Plano para o sucesso: Boa aparência, bom som, e saber o seu material. “-Tatiana Serafin + Confira também algumas dicas da Revista Enfoque: AS PIORES GAFES CORPORAIS E COMO EVITÁ-LAS A consultora Ingrid Lima enumerou alguns dos principais defeitos e gafes corporais que são cometidos diariamente. *Mão no queixo: mesmo que esteja cansado, não demonstre esse sentimento colocando a mão no queixo. *Não ficar sentado largado na cadeira. *Espreguiçar-se: é uma das gafes mais terríveis. Se estiver cansado a ponto de se espreguiçar, dê uma passada no banheiro e jogue água no rosto. Depois aproveite para beber um pouco de café. *Mexer no cabelo: se você tem essa mania, é melhor manter o cabelo preso. *Estalar os dedos: nunca faça isso. *Lixar a unha: se sua unha quebrar, vá ao banheiro e a lixe. *Bolsa em cima do colo: evite esse movimento durante uma entrevista de trabalho, ele demonstra insegurança, pois o gesto é interpretado como sendo uma forma de se proteger. Há sempre um lugarzinho para colocar a bolsa. *Braço sobre a folha onde está fazendo a entrevista: evite esse ato, pois mostra que o candidato é evasivo. *Ombros para frente: mantenha seu corpo ereto, mas sem exageros. Pessoas com ombros para frente demonstram estar cansadas. *Gesticulação exagerada: seja comedido com suas gesticulações. Pessoas que gesticulam muito pensam mais rápido do que falam e acaba sendo difícil o entendimento da outra parte. O QUE ALGUNS MOVIMENTOS E GESTOS PODEM ESTAR QUERENDO DIZER SOBRE VOCÊ E SUAS INTENÇÕES *Ausência de movimento indica que uma pessoa está tentando não ser notada, ou está ouvindo e planejando, ou ainda está jogando de forma segura. *Inclinar-se para frente representa: “Diga-me mais, estou interessado”. * Sentar-se encostado representa: “Deixe-me pensar a respeito, eu posso não estar tão interessado”. *Levantar a cabeça sinaliza interesse e um desejo de ouvir as opiniões dos outros. *Mãos dobradas no colo ou no estômago é um gesto de proteção. *Mãos colocadas sobre a mesa diz: “Vamos direto ao assunto”. *Coçar o ouvido na hora de uma conversa pode estar querendo dizer: “Não estou interessado em ouvir mais nada sobre isso”. O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL De 100% do que você fala apenas 7% da sua mensagem são transmitidos para os outros por meio das palavras. Os 38% estão relacionados à entonação do que é dito e os 55% restantes vêm do seu olhar, gestos e postura. As estatísticas mostram que pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas no mundo dos negócios. Isso ocorre porque de 60% a 80% da opinião que os outros fazem de você ocorre antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa. Outro fator curioso descoberto pelos pesquisadores Allan e Bárbara Pease é que as mulheres são mais precisas em suas leituras corporais. Elas acertaram em 87% contra os homens com 42%. Isso ocorre porque elas utilizam de 14 a 16 áreas do cérebro para avaliar o comportamento das pessoas, contra quatro a seis áreas no caso dos homens. COMO ESTÁ SUA COMUNICAÇÃO CORPORAL NA EMPRESA? Não é tão complicado descobrir como anda sua comunicação não verbal na empresa. A consultora organizacional Lana Barbieri elaborou alguns tópicos que podem ajudá-lo nesse começo. *Comece um trabalho de autoconhecimento. Descubra o que está verdadeiramente sentindo sobre o assunto, sobre como está vivendo “aquele dia”. Essa é uma maneira de tratar-se com respeito, ser honesto consigo mesmo e com quem se convive. *Pare um momento e converse consigo mesmo e pergunte-se: quais são as palavras que tenho usado com muita freqüência? Elas são agressivas? São receptivas? *Em seguida, lembre-se das palavras que você tem recebido como respostas. Elas são agressivas? São receptivas? Seguindo esses passos, certamente, você irá se surpreender com o que vai perceber de você mesmo. E o mais importante é que conseguirá alterar comportamentos, reverter situações e obter maior número de oportunidades.

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